O conceito de Avaliação de Imóveis está muito ligado ao custo/m² informado pelo Corretor de Imóveis. Mas… e como chegar a este valor?
Existem métodos para isso, baseados em normas técnicas da ABNT, que consideram não apenas os valores já praticados como referência, mas que também permitem a composição do valor do imóvel a partir das suas peculiaridades.
Dos cinco métodos preconizados pela ABNT NBR-14653, o Método Comparativo Direto de Dados do Mercado é o mais utilizado e tem como metodologia a comparação de valores dos imóveis do mercado, a partir de uma amostra robusta e variáveis significativas, que são submetidas a cálculos estatísticos, resultando num valor justo e equalizado.
Outros métodos se utilizam da “reedição” do imóvel como se novo fosse, através de indicadores técnicos consagrados ou por orçamentação, conforme preconiza a Norma Técnica, formando um valor base a ser depreciado em função de sua idade ou tempo de vida. A partir deste valor, considera-se um fator de comercialização, que diz respeito às condições do mercado local.
Esta é uma simples pincelada na complexidade que envolve a Avaliação Imobiliária. Trata-se de uma matéria que envolve método, atenção e perspicácia do profissional Avaliador, pois desde o momento da vistoria ao imóvel avaliando, até a verificação dos cálculos exigida pela norma técnica, muito cuidado é necessário, além da alimentação da pesquisa com dados assertivos, visando resultados de excelência.
O “pulo do gato” de uma Avaliação Imobiliária é o Avaliador!
A confiança que uma hashtag#Avaliação Imobiliária oferece torna-se uma base sólida para decisões hashtag#judiciais e financeiras.
https://lnkd.in/dKxiGh45
DB

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!