, , , , ,

“Vistorias Imobiliárias: o roteiro completo para garantir uma Locação sem surpresas!”

A locação de um imóvel gera insegurança ao locador somente SE não houver a consultoria de um profissional habilitado para a realização de Vistorias Imobiliárias. Após a leitura do texto a seguir, tal insegurança deixará de existir. Venha com a gente!

Muitas vezes, o proprietário de um imóvel tem receio em aluga-lo, por temer danos decorrentes de mau uso por parte do locatário.

Justamente para que uma locação imobiliária seja segura e livre de surpresas desagradáveis, é importante que as partes estejam protegidas por documentação formal, que registre as condições em que o imóvel foi entregue no momento da locação.

É vantajoso às partes ter registrado não apenas o estado de conservação e entorno (se for o caso), mas também os móveis, objetos e utensílios incluídos no imóvel locado, consistindo num inventário reconhecido por ambas as partes, no momento da locação e no final do período do contrato, podendo ser sugeridas vistorias intermediárias para acompanhamento das manutenções prediais preditivas, necessárias a boa conservação do imóvel.

Para que tais garantias sejam oferecidas, realizamos um roteiro simples que ilustra nossa metodologia de trabalho na prestação deste serviço, buscando total transparência à negociação entre locador e locatário, seja este um contrato direto ou através de agente imobiliário.

1. Vistoria Inicial Detalhada:

Realizamos uma vistoria completa antes da entrada do locatário, documentando o estado de cada cômodo e de todos os itens presentes no imóvel.

Preliminarmente, realizamos uma consulta ao contratante do serviço (formulário específico), no qual coletamos as características do imóvel e o tipo de vistoria pretendida, para as adequações no formulário de vistoria a ser utilizado, conforme a situação específica.

Desta forma, utilizamos um formulário personalizado, para garantir consistência e abrangência na documentação, através de um ‘check-list’ completo, que cobre aspectos estruturais, elétricos, hidráulicos, de pintura, entre outros.

2. Registro Fotográfico:

Todas as áreas e detalhes do imóvel são documentados fotograficamente, com registro de data e localização em cada foto, para produzir evidências visuais do estado inicial da edificação. Isso pode ajudar a evitar conflitos no futuro, pois as imagens são documentos válidos.

3.Termo de Vistoria:

Um Termo de Vistoria claro e abrangente resulta do levantamento dos dados, detalhando o estado de cada item no momento da entrada do locatário.

4.Assinatura das Partes:

O Termo de Vistoria inicial (no início do contrato de locação) é assinado tanto pelo locador quanto pelo locatário , indicando que concordam com as condições registradas.

5.Vistorias Periódicas e Manutenção Preventiva:

Durante o período do Contrato de Locação, podem ser oferecidos os serviços adicionais de Vistorias Periódicas e Controle de Manutenção Preventiva, para avaliar o estado do imóvel no decorrer do Contrato e identificar a necessidade ou o cumprimento do cronograma de manutenção, adotando-se inclusive os critérios da ABNT NBR 5674 – Manutenção de Edificações.

6.Vistoria Final:

Ao final do contrato de locação, novo processo de vistoria (Vistoria Final Detalhada) deverá ser realizado, comparando o estado do imóvel nesta ocasião, com as condições registradas no Termo de Vistoria inicial.

7.Registros: de Responsabilidade Técnica no Órgão de Classe e em Cartório:

A Vistoria Imobiliária realizada por profissional habilitado, oferece credibilidade ao documento produzido (Termo de Vistoria), em especial por estar vinculado a um Registro de Responsabilidade Técnica junto ao órgão de classe do Vistoriador. Registrar a vistoria em cartório também confere maior validade jurídica ao processo.

8.Relacionamento Transparente:

É fundamental que em todo o processo haja uma comunicação transparente entre locador e locatário, para que as bases contratuais sejam claras, inclusive a necessidade das Vistorias Imobiliárias para a preservação da integridade da edificação ao longo do Contrato.

9.Adequação à Legislação:

Oferecemos uma Vistoria Imobiliária chancelada pelo padrão IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) aos quais somos vinculados, garantindo que todas as práticas da vistoria estejam em conformidade com a legislação vigente no Brasil.

Ao seguir práticas sólidas de vistoria, os locadores e locatários podem reduzir conflitos e garantir que o processo de locação ocorra de maneira suave e justa para ambas as partes.

Consulte-nos!

DB