Vistoria para Recebimento de Imóvel: você conhece?

A Engenharia Diagnóstica, apesar de pouco conhecida no mercado imobiliário, oferece soluções de caráter preventivo aos Locadores e Locatários de Imóveis. O relatório de Vistoria para Recebimento de Imóvel é um tipo de atuação no âmbito da Engenharia Diagnóstica, que identifica patologias da edificação, que muitas vezes passam despercebidas aos olhos leigos.

A Engenharia Diagnóstica busca investigar as manifestações patológicas prediais, abrangendo as fases de construção, manutenção e uso, visando o aprimoramento da edificação ou a atribuição de responsabilidades resultantes da investigação.

A Vistoria para Recebimento de Imóvel é um tipo de investigação predial adotada em operações de locação imobiliária e entrega das chaves do imóvel pela Construtora, através da qual o locatário ou proprietário passa a conhecer o estado de conservação, a adequação do imóvel às especificações declaradas pela Construtora e as benfeitorias ou ajustes necessários para que o imóvel ofereça condições de segurança, salubridade e funcionalidade durante o uso.

Tal diagnóstico do estado de conservação no momento do recebimento do imóvel, traz às partes um “retrato” do imóvel no momento final da operação imobiliária – ou seja, antes da ocupação -, garantindo que tal condição seja reproduzida ao findar o contrato de locação e garantindo a compatibilidade com o que foi vendido pela Construtora (materiais de acabamento, itens especificados em contrato, etc.).

Esta Vistoria previne possíveis litígios decorrentes de situações omissas relacionadas ao estado de conservação e condição de entrega do imóvel, que uma das partes possa a vir a reclamar no futuro.

A Vistoria de Recebimento de Imóvel é realizada com respaldo técnico, por Arquiteto ou Engenheiro, e garantida por documento de responsabilidade técnica do autor, dando-lhe caráter de relatório técnico que poderá vir a embasar um Laudo Pericial em caso de litígio no futuro.

Neste trabalho de vistoria, são identificadas todas as partes em cada cômodo, com a descrição da manifestação patológica verificada e a documentação fotográfica da mesma. Neste âmbito, não se aplica o diagnóstico das causas da anomalia ou a prescrição de correção.

Alguns aspectos verificados:

  • Esquadrias, portas, rodapés, armários, pisos, paredes e tetos, instalações, dentre outros, conforme especificidades do imóvel.

A seguir, um exemplo de um Relatório de Vistoria para Recebimento de Imóvel, com seus respectivos itens.

Consulte-nos em nosso Linktree para maiores informações.

DB