Há cerca de vinte anos, meus interesses pairavam nos conhecimentos do Feng Shui e da Astrologia Chinesa, e, consequentemente, no entendimento dos fluxos de energia a partir dos Cinco Elementos:
FOGO – TERRA – METAL – ÁGUA – MADEIRA

Parece surreal? Apenas… parece!
O Conhecimento oriental ancestral, com suas bases bastante fundamentadas há mais de 6000 anos (isso, até onde sabemos…), e válido até hoje como ferramenta de prevenção aos males da saúde dos seres vivos, através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Isso mesmo. PREVENÇÃO. Nós, ocidentais, tratamos as patologias, mas não cuidamos da prevenção. Esta é uma abordagem diametral e que faz toda a diferença!
Os antigos já diziam: “prevenir é melhor que remediar”.
Após algumas décadas de vida, após permear tantos Caminhos, resgato elementos que se tornam sincrônicos e complementares. Naquela época, tais Conhecimentos foram estudados com o foco na harmonização da energia dos ambientes, através do Feng Shui. Nesta nova jornada terapêutica, cujo enfoque é devolver o bem estar e a harmonia aos seres vivos (inclusive pets e plantas!!), retomo conceitos que aprendi há décadas, para respaldar meu trabalho atual, pois dentre as correlações atribuídas aos Cinco Elementos, estão os órgãos e emoções dos seres humanos, conceitos adotados pela MTC.
“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…”, já dizia Antoine-Laurent de Lavoisier.
A Teoria dos Cinco Elementos – Wu Xing (Wu – “cinco” e Xing – “andar”), base da Medicina Tradicional Chinesa, consiste na interpretação e inter-relação dos conceitos de cada um dos elementos.
O Elemento FOGO: coração e intestino delgado, corresponde à alegria e euforia.
O Elemento TERRA: baço, pâncreas e estômago, corresponde à ansiedade e preocupação.
O Elemento METAL: pulmões e intestino grosso, corresponde à tristeza e melancolia.
O Elemento ÁGUA: rins e bexiga, corresponde aos medos e fobias.
O Elemento MADEIRA: fígado e vesícula biliar, corresponde a raiva e ira.
Na Reflexologia Podal, muito importante é estimular os pontos reflexos correspondentes ao desequilíbrio, assim como estimular os outros pontos de reforço ou inibição deste desequilíbrio, conforme a situação. Por exemplo, se você apresenta sintomas de MEDO (elemento ÁGUA), o conceito da MTC atribui ao elemento TERRA (seus órgãos e pontos reflexos correspondentes) a neutralização ou o equilíbrio dos sintomas.
O universo da MTC e da Reflexologia Podal (igualmente um conhecimento ancestral, cujas referências constam nas ilustrações egípcias…), é infinito e absolutamente eficaz no tratamento das anomalias físicas e emocionais, muitas vezes ainda presentes apenas nos níveis sutis (emocional, mental, energético), mas que, mais cedo ou mais tarde, cristalizarão no corpo físico, através de alguma patologia.
Por que não prevenir?
DB

Comentaremos em breve!! Agradecemos sua visita!